A ABORDAGEM PROCESSUAL ESCRITA DA CONFISSÃO: ERROS DE INTERPRETAÇÃO, ERROS NA BUSCA PELA VERDADE REAL

Ludmila Corrêa Dutra

Resumo


O presente artigo promoveu um estudo sobre a forma como é colhida a confissão atualmente, seja ela extrajudicial ou judicial, tendo em vista que a sua tomada por termo não faz jus a complexidade deste procedimento, que grande influência exerce no convencimento do operador do direito. Para tanto, inicia-se o artigo com um escorço histórico sobre o uso da confissão na busca pela verdade real; posteriormente é analisado como a confissão ocorre no processo penal, abordando a impossibilidade da utilização da teoria da correspondência para explicar à verdade que se visa produzir no processo; para ao final, analisar a teoria da linguagem de Gadamer e sua aplicação à confissão, a fim de provar os prejuízos de retratar por escrito o que é declarado pelos acusados que confessam a prática de um delito penal.

Palavras-chave


Confissão. Verdade Real. Termo de confissão. Teoria da linguagem de Gadamer.

Referências


FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 3ª ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice . Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

HASSEMER, Winfried. Crítica alderecho penal de hoy. 2. Ed. Tradução de Patrícia S. Ziffer. Buenos Aires: Ad-hoc, 2003.

MUNIZ, Fernando. A potência da aparência. São Paulo: Annablume Clássica, 2011.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de processo penal e execução penal. 6ª. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

NUCCI, Guilherme de Souza. O valor da confissão como meio de prova no processo penal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

PINTO, Felipe Martins. A inquisição e o sistema inquisitório. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 56, p. 189-206, jan./jun. 2010.

PINTO, Felipe Martins. Crítica à tradicional opção pela teoria da correspondência como critério para a obtenção da verdade no processo penal. Revista Brasileira de Direito Processual – RBDPro, n. 79, jul/set., 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Thesis Juris

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma  Licença Creative Commons Attribution 4.0