DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO SOCIOAMBIENTAL DE DIREITO

Kiwonghi Bizawu, Adriany Barros de Britto

Resumo


O presente artigo busca analisar a importância da educação ambiental como instrumento para a concretização do Estado socioambiental de Direito, cujo principal objetivo é a manutenção da dignidade da vida dos seres vivos que, umbilicalmente, dependem do equilíbrio do meio ambiente. Far-se-á pontualmente um aprimoramento dos principais acordos internacionais sobre o Estado socioambiental de Direito e a educação ambiental, com posterior descrição dos obstáculos enfrentados para a efetividade da educação em tela. A relevância desse estudo se justifica pela importância da educação ambiental, visando garantir a proteção e a conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para isso, abordar-se-á o tema com base no método hipotético-dedutivo e na pesquisa exploratória.

Palavras-chave


Meio Ambiente. Educação Ambiental. Sustentabilidade

Referências


FERREIRA, Heline Sivini; LEITE, José Rubens Morato; BORATTI, Larissa Verri. Estado de Direito Ambiental – tendências. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MARTINS, Adriano Oliveira; SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni. Por uma educação para sustentabilidade. Revista Veredas do Direito. Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p.61-78, jan/jun. 2012.

MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco – doutrina. Jurisprudência. Glossário. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

PADILHA, Norma Sueli. Fundamentos constitucionais do Direito Ambiental Brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

TEIXEIRA, Orci Paulino Bretanha. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SANTILI, Juliana. Sociambientalismo e novos direitos. Petrópolis: s.e, 2005.

SARLET, Ingo; FENSTERSEIFER, Tiago. Direito Constitucional Ambiental: estudos sobre a Constituição, os direitos fundamentais e a proteção do ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Thesis Juris

 

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma  Licença Creative Commons Attribution 4.0